Wilma Erika Veit Schiefferdecker nasceu em 13 de setembro de 1927, casou-se com Lino Schiefferdecker e é mãe de Sérgio Antônio Schiefferdecker, Sônia Maria Schiefferdecker Karpouzas e da Suzana Maria Schiefferdecker Sommer. Exerceu a profissão de professora de Música e Piano de 1948 a 1956 além de ter realizado diversos cursos, como de Saúde e Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha Brasileira, Relações Humanas, Inglês, Alemão e também cursos de trabalhos manuais e outras artes.
Ingressou no movimento Bandeirante em 1944, sendo integrante das oito primeiras bandeirantes gaúchas, filiadas à Federação das Bandeirantes do Brasil. Em 1948, é convidada pela Diretoria da SOGIPA a fundar o Departamento BANDEIRANTES da SOGIPA, onde permaneceu como Diretora do Departamento até 1960.
Foi no dia 13 de agosto de 1944, a convite de Peracchi Barcellos da Brigada Militar do RS e de Luiz Alecastro, presidente da região escoteira do RS na época, e seu cunhado, na Igreja Santa Terezinha, Túnel da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, que, junto de mais 7 amigas, Wilma realizou a sua Promessa no Movimento Bandeirante, que é um movimento irmão do Escotismo, também fundado por Baden-Powell!
Durante todos estes anos, esteve sempre na liderança do Grupo Escoteiro Georg Black, Departamento Escoteiro da SOGIPA, em diversas funções, mas ficou mais conhecida como a Rashka. Também nos âmbitos regional, nacional e internacional, participou efetivamente, tendo como destaque ser membro representante do Brasil nas Conferências Mundiais Escoteiras de Copenhagem, Montreal, Birmingham, Munique, Buenos Aires, Paris, Montevidéu e Curitiba, além de participação de Jamborees, Acampamentos e Atividades Mundiais, Panamericanos e Regionais.
Em 1954 participou do VI centenário da cidade de SP, chefiando a delegação gaúcha das bandeirantes ao I⁰ Acampamento Internacional de Patrulhas. No mesmo ano participou do Curso para chefes de lobinhos, da UEB RS. Foi Conselheira Regional pelo seu estado, Diretora de Curso Básico, Diretora de Curso Avançado, Conselheira Nacional, membro da Comissão Nacional do Ramo Lobinho, Vice-Presidente do Primeiro Distrito (Porto Alegre), participou da coordenação o Jamboree Farroupilha em 1986, além de ocupar diversos cargos escoteiros no Grupo Escoteiro Georg Black - 1º RS, nos Escoteiros o Brasil e no Departamento de Escotismo da SOGIPA.
Wilma também tem as condecorações de Tapir de Prata por serviços prestados e medalha Velho Lobo por tempo de serviço.
Como Bandeirante, recebeu as condecorações "Mérito do Trevo de Ouro" e "Estrela de Prata”.
Recebeu também o Título de "cidadã de Porto Alegre-RS" em 2022.
Wilma Erika Veit Schiefferdecker, você nos inspira a fazer um movimento escoteiro ainda mais inclusivo e transformador! É uma honra conhecermos sua história e termos o privilégio de dizer que somos irmãos de lenço.
Sempre Alerta!
Fotos: 2, 3, 4, 5 e 6 Movimento Bandeirante; 7, 8 e 9 Movimento Escoteiro.
Comments