Entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2019, a cidade gaúcha de Soledade receberá o 6º Camporee Sul, o maior evento escoteiro já realizado no Rio Grande do Sul nos últimos 20 anos. Organizado pelos Escoteiros do Brasil, o acampamento acontecerá no Parque Centenário Rui Ortiz e reunirá representantes de 18 estados e de países vizinhos, como Paraguai, Argentina e Uruguai. São aguardados 4.000 participantes, entre jovens de 11 a 21 anos e voluntários, que viverão uma grande experiência durante os 5 dias de evento.
Ancorado sob o tema "Um Universo de Possibilidades", o evento busca oferecer aos jovens diversas opções de atividades que contribuam no desenvolvimento de valores, práticas ao ar livre, diversão e novas amizades. A programação fará o jovem refletir sobre o mundo que o cerca e sobre seu papel como agente transformador e o comprometimento com o seu futuro e do ambiente em que vive. Imersos em atividades temáticas do universo futurista e geek, como as histórias do Guia do Mochileiro das Galáxias, Vingadores e Rick e Morty, os jovens irão participar de inúmeras aventuras, que incluem desafios em meio a natureza, oficinas culturais, esportivas, de sustentabilidade, inclusão e diversidade, além da realização de atividades comunitárias em ONGs e instituições sociais de Soledade.
Durante a atividade, o Parque Rui Ortiz se transformará em uma grande cidade de lona, onde 14 cozinhas comunitárias irão preparar alimentações diárias a todos os participantes, além de quatro campos destinados a montagem de todas as barracas, que serão a casa dos escoteiros de todo o Brasil. O Movimento Escoteiro No mundo, atualmente, são quase de 50 milhões de escoteiros, sendo 110 mil no Brasil e mais de 14 mil no estado do Rio Grande do Sul. Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos, que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.
O Movimento Escoteiro No mundo, atualmente, são 50 milhões de escoteiros, sendo 110 mil no Brasil e mais de 14 mil no estado do Rio Grande do Sul. Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos e que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.
Comments