top of page

Relatório de Janeiro do Núcleo Regional de Jovens Líderes

  • 12 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

A maioria de nós está em período de férias nos seus Grupos Escoteiros. Tempo de descanso, renovação de energias e, ao mesmo tempo, de planejamento para o próximo ano que está iniciando. Mesmo nessa época temos ações do Rede de Jovens Líderes no RS que consideramos importantes para destacar. Segue feedback de janeiro/2018:

  • Divulgação do Edital de Convocação do X Fórum Regional de Jovens Líderes, que ocorrerá em 02/03, em Caxias do Sul, saiba mais aqui e aqui;

  • Entrega, pelo Grupo de Trabalho, da versão final da cartilha sobre fórum de jovens à comunicação regional, para que o material esteja finalizado até o FRJL.

  • Participação do jovem líder Felipe Bertoglio, como um dos dois representantes brasileiros, no Interamerican Leadership Training (ILT). Segue relato do Felipe:

O ILT é um evento idealizado inicialmente por membros da Organização Escoteira Nacional (OEN) dos Estados Unidos e da Guatemala, que logo recebeu apoio e contribuição de diversas pessoas e Organizações de toda a America. Este evento tem um objetivo capacitivo voltado aos jovens entre 18 e 26 anos - faixa etária compreendida nos Escoteiros do Brasil como Jovens Líderes - onde são trabalhados principalmente competências de Liderança e Trabalho em Equipe, assim como conhecimentos da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), da Região Interamericana e da iniciativa Mensageiros da Paz (MoP).

Esta edição do ILT consagrou-se como a maior já realizada, visto que contava com a participação de escoteiros de outras Regiões - Européia, Ásia-Pacífico, África e Árabe - que enviaram membros jovens e adultos, buscando implementar capacitações similares ao ILT em suas Regiões. Tais participações são resultado do grande sucesso do Treinamento aos olhos da OMME, visto que é o maior evento de capacitação em tais competências e para essa faixa etária, no Movimento Escoteiro, e foi amplamente divulgado na última Conferência Mundial no Azerbaijão.

O financiamento do ILT é proveniente do Fundo do Mensageiros da Paz - visto que o treinamento em si é um projeto do MoP - e da Fundação Escoteira Interamericana, possibilitando que a maior parte das despesas de cada participante, dois por país, sejam custeadas pelo evento, deixando apenas uma taxa de 250 dólares por participante, utilizada principalmente para a alimentação. Cada OEN da Região Interamericana é convidado a enviar dois representantes, seguindo uma instrução que propõe um homem e uma mulher, instrução seguida pela maioria das Organizações Nacionais.

A participação dos jovens brasileiros é definida através de um processo seletivo, havendo uma vaga para cada sexo, seguindo a instrução do evento. O edital do processo seletivo (link) foi lançado no dia 3 de outubro, e o resultado do processo seletivo (link) foi divulgado no dia 20 de outubro, apresentando como selecionados eu, Felipe da Silveira Bertoglio e Bruna Caroline Dias de Andrade.

O meu relatório completo do evento será divulgado em breve, este é apenas um resumo explicativo sobre o contexto por trás do ILT, qualquer dúvida estou a disposição. Os links colocados em hiperlink são os seguintes:

 
 
 

Comments


  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Independência

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784

2020 | Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

bottom of page