Não só de atividades comunitárias vivem os pioneiros! No último final de semana aconteceu no Lindóia Tênis Clube, em Porto Alegre, a 25ª Olimpíada Regional Pioneira (Olimpio), que teve como tema Jogos Paralímpicos - por isso da adaptação do nome para Paraolimpio. Foram quase 100 pessoas envolvidas entre participantes, staffs e paratletas convidados. O evento, que é uma realização dos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, foi organizado pelo clã pioneiro do Grupo Escoteiro Arno Friederich, com o apoio da Equipe Regional de Inclusão e Acessibilidade.
A Olimpio é um dos grandes eventos regionais fixas dos pioneiros, com edição anual sempre organizada por jovens, com apoio de seus grupos e da Equipe Regional do Ramo Pioneiro. Enquanto os mutirões têm como foco o serviço comunitário, a olimpio proporciona aos jovens uma atividade voltada a jogos e competição saudável, além de uma oportunidade de integração entre os clãs de todo o estado. Nesta edição o tema foi Jogos Paralímpicos e contou com a participação de 10 paratletas para coordenar jogos como vôlei sentado, natação, corrida, goalball, arremesso de peso e dardo, judô de cegos e esgrima em cadeira de rodas. Já no domingo a programação foi mais tranquila, envolvendo bate-papo com os paratletas e outras atividades focadas na inclusão.
“Sempre tive o sonho de fazer algum evento grande no meu grupo. No ramo pioneiro eu vi a possibilidade de levar para o fórum* a ideia da Olimpio e deu certo”, contou João Pedro Volker, um dos idealizadores da atividade. A ideia do tema surgiu a partir das Paralímpiadas do Rio 2016 e tomou forma no desenvolvimento do projeto da Insígnia de B-P de João. “O evento foi absoluto sucesso! Os paratletas estavam indo sem entender direito o que era a Olimpio ou o movimento escoteiro e se apaixonaram. Quem participou da Paraolimpio jamais esquecerá esse final de semana”, compartilhou, afirmando que o movimento escoteiro precisa ser ainda mais inclusivo.
Entre os convidados presentes estava o Diretor da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Glaiton, o deficiente visual Alex Celente, gaúcho que levou medalha de bronze nos Jogos Paralímpios do Rio 2016, com goalball, e outros paratletas como Eliane Santiago, Luiza, Mauricio Stempniak, Oneide, Vanderson Chaves, Vera e William.
*O Fórum Regional Pioneiro é uma atividade anual onde pioneiros de diferentes grupos podem se candidatar para organizar as atividades regionais do ano seguinte e também onde é eleita a Equipe Regional Pioneira (ERP).
Paraolimpío na mídia
A atividade ganhou destaque em alguns veículos regionais, como no Jornal NH, Correio do Povo e na revista Expansão RS (clique para conferir notícias online).
Comments