O Grupo Escoteiro Ciretama, de Bento Gonçalves participou, no dia 18 de agosto, do Mutirão Regional de Inclusão e Acessibilidade. O Grupo realizou duas atividades envolvendo o Braille e a rotina de uma pessoa com deficiência.
Os jovens conheceram mais sobre a história do Braile, o seu inventor e os equipamentos utilizados para a escrita. Na oportunidade tiveram conhecimento de como escrever o seus nomes em regletes, equipamento utilizado para a escrita do braille. Além disso foram exibidos vídeos que permitiram um debate acerca da rotina dos PCDs e a realização de jogos escoteiros que tratam de inclusão e acessibilidade. O Grupo também realizou com uma roda de conversas com um ex Escotista o Sr. Athos Filipn, deficiente visual, onde relatou como é sua vida com esta deficiência.
Segundo Claudia Giusti, voluntária do Grupo, “Foi muito bom poder participar deste evento, todos aprendemos a conviver com as diferenças e avaliar as dificuldades que as PcD enfrentam nas nossas cidades, que não estão preparadas, que poderia ser muito melhor. É muito gratificante ver a emoção nos rostos de nossos jovens em participada de uma atividade tão importante.”
Comments