Mais de trinta oficinas, com palestrantes do Rio Grande do Sul e de fora, e mais de 700 pessoas envolvidas buscando aprender mais para oferecer um escotismo de mais qualidade a todos os jovens, essa foi a receita da primeira manhã do Congresso Regional Escoteiro, em Três Coroas.
O evento, que na semana final de inscrições atingiu o número de 690 participantes, o tornando o maior Congresso Regional Escoteiro já realizado no estado. O destaque da manhã foram as Reuniões de Ramo, Bate-papo com Dirigentes e a Reunião de Coordenadores Distritais.
Segundo a Presidente dos Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Sul, Cristine Ritt, "O Congresso é uma oportunidade para todos os adultos do estado se capacitarem e aprenderem mais. É uma oportunidade ímpar, de forma gratuita, que a região Escoteira oferece aos voluntários."
As reuniões dos ramos são momentos para que as Equipes de coordenação de cada Ramo - Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro - possam disseminar as informações das atividades que irão acontecer durante o ano e conhecer as necessidades dos escotistas de cada área.
Para a Coordenadora Regional do Ramo Sênior, Maria José Mayer, "A reunião do Ramo Sênior foi muito proveitosa pois tivemos a oportunidade de reunir 80 adultos de uma única vez para tratarmos de temas de interesse do ramo. Sempre procuramos o Congresso como um momento de buscar opiniões dos voluntários."
Entre os temas tratados do Ramo Sênior estiveram o Desafio Regional Sênior, que irá acontecer em Santa Maria nos dias 8 e 9 de abril, e o Encontro Regional de Chefes Sênior -ERCHES, que neste ano será realizado em Osório nos dias 5 e 6 de agosto.
O ano de 2017 inicia com 12.509 escoteiros no Rio Grande do Sul, um crescimento de 11,59% referente ao mesmo período comparado ao ano anterior. São 9.368 jovens e 3.141 adultos.
Foto: Pedro Hoffmann
Texto: Gabriel Rodrigues
Confira todas as fotos no Flickr
Comments