23 de Abril: Dia do Escoteiro.
- Jiullie Lariny Munieweg
- há 19 horas
- 2 min de leitura
No dia 23 de abril é comemorado o Dia do Escoteiro — uma data especial para celebrar o maior movimento de educação não formal para crianças e jovens em todo o mundo.
Com presença em mais de 170 países, o escotismo reúne mais de 50 milhões de membros, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários que acreditam em um mundo mais justo, solidário e sustentável.
No Brasil, o movimento escoteiro está presente há mais de 110 anos e conta com cerca de 100 mil membros ativos.
Aqui, no Rio Grande do Sul, somos mais de 12 mil associados espalhados por diversos municípios, atuando em mais de 200 unidades escoteiras locais.
Mas afinal, o que é ser escoteiro?
Ser escoteiro é viver aventuras ao ar livre, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver autonomia, liderança e empatia. Tudo isso enquanto se promove a paz, o respeito ao próximo e o cuidado com a natureza.É um movimento para quem quer aprender fazendo e fazer a diferença no mundo — desde cedo.
⚜️ O escotismo é organizado em ramos por faixas etárias:
Lobinho (de 6,5 a 10 anos)
Escoteiro (de 11 a 14 anos)
Sênior (de 15 a 17 anos)
Pioneiro (de 18 a 21 anos)
Além disso, o movimento também é aberto a adultos voluntários, que atuam como educadores e apoiadores das atividades.
💬 “Ser escoteiro é crescer em valores. É aprender a servir, conviver, respeitar e agir. É construir um mundo melhor começando pelas pequenas atitudes do dia a dia.”
🎉 No Dia do Escoteiro, celebramos os valores do movimento e homenageamos todos que fazem parte dessa jornada: jovens, adultos voluntários e famílias que acreditam no poder da educação para transformar o futuro.
🌱 "Procure deixar o mundo um pouco melhor do que você o encontrou."
- Robert Baden-Powell. Clique no link abaixo e confira o nosso vídeo em comemoração ao dia do escoteiro!
📣 Quer fazer parte dessa aventura?
Você pode encontrar uma unidade escoteira local perto de você. Acesse o link abaixo e confira!👉 https://www.escoteirosrs.org.br/grupos

Foto: Alexandre Araujo.
Comments